Quem come pelo menos uma barra de chocolate por dia pode ser considerado um viciado. De acordo com pesquisadores finlandeses, os chocólatras podem ser comparados aos viciados em álcool e drogas. Eles apresentam os mesmos tipos de sintomas diante ao objeto desejado, como ansiedade, culpa e frustração. Os finlandeses ainda não conseguiram explicar o que desencadeia essa dependência.
O prazer do chocolate é insubstituível. A gente não substitui o prazer do chocolate por uma goiabada, gelatina, por uma fruta, isso possivelmente, vinculado a essa propriedade da serotonina. Principalmente, quando a gente estiver vivendo fase de carência ou solidão, é aí que a gente pode se tornar um viciado em chocolate.
Muitas substâncias do chocolate levam o organismo a criar dependência com o produto. Entre elas estão as xanteínas, que são responsáveis pelo surgimento da sensação de bem-estar, relaxamento e atividade, logo depois, da ingestão de um bom pedaço de chocolate.
Ele é rico em carboidratos e gorduras, que ativam a produção de serotonina e endorfina, substâncias que produzem uma sensação de prazer e euforia. Um pequeno problema é que essa sensação passa, e logo o organismo pede mais chocolate para de novo sentir as mesmas sensações. É aí que o vício se estabelece. Modere seu apetite por chocolates, tenha cuidados com sua forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário