31 de out. de 2010

Halloween


 No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

A História do Dia Das Bruxas


A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
 Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Na lenda as máscaras e fantasias eram utilizadas para enganar maus espíritos. Atualmente a celebração tem costumes diferentes e, por conta da popularização dos Estados Unidos, as fantasias fazem parte da diversão.
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween". Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.



As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.




Jack O´Lantern


A abóbora, símbolo da sabedoria e da fertilidade, tem também a si associadas muitas lendas. A mais famosa talvez seja a que conta a história de um irlandês chamado Jack.
 Alcoólico inveterado, no dia 31 de Outubro Jack bebeu demais e o Diabo veio em busca da sua alma. Desesperado, Jack tenta enganar o Diabo, convencendo-o a apanhar uma maçã de uma árvore. O Diabo aceita e quando sobe o primeiro ramo, Jack aproveita a ocasião para pegar num canivete que tinha no bolso e gravar uma cruz no tronco. Aflito, o Diabo implora pela ajuda de Jack e este propõe um acordo: ele liberta-o, e o Diabo em troca deixa-o ficar na Terra. O Diabo concorda com a proposta.
 Infelizmente, Jack morre um ano depois e, pelo seu mau percurso na Terra, é impedido de entrar no Céu. Quando chega ao Inferno, o Diabo, humilhado pela partida que Jack lhe tinha feito, também não autorizou a sua entrada. Ainda assim, oferece-lhe um pedaço de carvão para iluminar a sua alma no Limbo. Jack decide então colocar o carvão no interior de um nabo (a lanterna de Jack). Desde então os irlandeses, para se iluminarem, adoptaram este costume. Quando imigraram para os Estados Unidos da América, trocaram o nabo pelas abóboras, mais abundantes neste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário