Desde o início das pequenas cidades e civilizações, o homem produz lixo. Antes da industrialização, o lixo produzido era mais orgânico, resto de alimentos. Após esse período, diversas embalagens são produzidas e consumidas por nós, diariamente.
O lixo deve ter local apropriado para sua composição. Há aterros sanitários, onde se deposita o lixo, usinas de compostagem, onde o lixo orgânico é transformado em adubos, os lixões, onde o lixo é deixado a céu aberto, o que trás ocorrência de ratos, baratas, odores e doenças para a região, e os incineradores, onde o lixo é queimado.
Como tudo que consumimos produz lixo, temos então, a responsabilidade de lhe dar um melhor destino, para que o impacto ambiental seja o menor possível. Hoje, cerca de 1.100 toneladas de lixo/dia são produzidos nas grandes cidades.
A reciclagem é uma saída para esse problema, além de gerar empregos.
Faça sua parte.
Junte o seu lixo que pode ser reciclado (vidros, papel, plástico e alumínio) e entregue a um posto de coleta. E não se esqueça de, na medida do possível, revitalizar qualquer objeto antes de jogá-lo no lixo.
O meio ambiente agradece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário