Os principais testes psicológicos compreendem quatro grandes categorias: teste de aptidão ou capacidade, aproveitamento, inteligência e personalidade.
1. Teste de aptidão: representam um aprofundamento e um complemento dos testes de inteligência.
Permitem medir padrões aparentemente não mensuráveis, como padrões para música, talento para pintura, etc.
2. Teste de aproveitamento: representam geralmente uma avaliação da posição final do indivíduo ao termino de um processo de aprendizagem e treinamento.
3. Teste de inteligência: os primeiros testes elaborados e aplicados foram os chamados “Teste de Inteligência Geral”. Entre os mais conhecidos estão às escalas de Stanford-Binet ou, como é popularmente chamado, o teste de Q.I. (quociente intelectual) de uma pessoa relacionada a outras da mesma idade.
Atualmente há quase uma centena de teste de inteligência.
4. Teste de personalidade: referem-se quase sempre a medida de características individuais não especificamente intelectuais, tais como ajustamento emocional, relações sociais, motivação, interesses e atividades.
• Teste de situação: o individuo deve realizar uma tarefa, cujo objetivo é geralmente disfarçado.
• Técnicas projetivas: nelas, supõe-se que o individuo projetará suas percepções e emoções sem estar consciente disso.
As tarefas propostas incluem desempenho (HTP), organização de jogos (hora lúdica e dinâmica de grupo), disposição de fotografias, interpretação de quadros (CAT e TAT) ou borrões (Raschach), complementação de frases e representação teatral (psicodrama).
Os testes psicológicos são empregados na solução de incontáveis problemas práticos em escolas, centro de aconselhamento, na orientação vocacional, na seleção de pessoal em empresas e em outras situações.
INCRIVEL, VEJO NO CIRCULO QUE FORMA A IMAGEM DE JESUS CRISTO E FICA NITIDO MESMO COM OS OLHOS FECHADOS.
ResponderExcluirPRIMEIRO EU VI JESUS, DEPOIS EU VI A MORTE.
ResponderExcluir