27 de out. de 2010

Relaxe...


Naqueles dias estafantes, de muita atividade, quando estamos muito cansados, é bom um relaxamento. Tire os sapatos e ande descalço para eliminar a estática do corpo, provocado pelo o roçar dos tecidos em nosso corpo, que fica isolada da Terra quando utilizamos sapatos com solo de borracha ou tênis. Andar sobre a grama molhada ou na terra revigora o equilíbrio do nosso corpo, recuperando nossa disposição.
Manter o nosso corpo equilibrado e com boa qualidade de vida, e nesse caso, só depende de você e não custa nada.

Benefícios do relaxamento:
- Equilibra o metabolismo, a pressão arterial, o ritmo cardíaco e a freqüência respiratória.
- Regula os hormônios produzidos pelo corpo, gerando saúde e bem-estar.
- Proporciona descanso de seis a oito vezes maiores que o sono, dando mais energia.
- Auxilia na superação do envelhecimento precoce, insônia, cansaço e ansiedade.
- Melhora a concentração, raciocínio, memória e clareza nos pensamentos.
- Desenvolve a criatividade, a percepção e a autoconfiança.
- Reduz stress, dores e tensões musculares.

O relaxamento não pode curar a dor, mas pode:

- reduzir a ansiedade
- conservar a energia
- aumentar o autocontrole ao lidar com situações estressantes
- ajudar a reconhecer a diferença entre músculos tensos e relaxados
- ajudar a controlar suas necessidades diárias
- ajudar a mantê-lo alerta, energético e produtivo

Tenha em mente, então, que os benefícios do relaxamento são tão bons quanto seus esforços. Aprender a relaxar leva tempo. Há muitas formas de relaxar, então, escolha uma que funcione melhor para você:

Respiração profunda

Diferentemente das crianças, a maioria dos adultos respira pelo peito. Cada momento que você inspira, seu peito se expande e, a cada momento que você expira, o peito se contrai. Crianças, contudo, geralmente respiram pelo diafragma, o músculo que separa o tórax do abdome. Respirar profundamente pelo diafragma – o que os adultos podem voltar a aprender – é relaxante. Procure inspirar profundamente até encher o peito e expandir o diafragma, e depois expire todo o ar pela boca lentamente.

Relaxamento muscular progressivo

Esta técnica envolve o relaxamento de uma série de músculos, um de cada vez. Primeiramente, eleva o nível de tensão em um grupo muscular, como pernas ou braços, contraindo o músculo e depois relaxando-o. Concentre-se em deixar a tensão sair de cada músculo. Então, trabalhe outro grupo muscular. Seja cuidadoso e não force os músculos próximos às regiões doloridas.

Repetição de palavras

Escolha uma palavra ou frase como se fosse uma "deixa" para você relaxar e, então, repita-a constantemente. Enquanto repetir a palavra ou frase, tente respirar profunda e lentamente e pense em algo que traga sensação de bem-estar.

Imaginação canalizada

Também conhecida como visualização, este método se resume em deitar-se tranqüilamente e imaginar um ambiente calmo e prazeroso. Além de vivenciar que está em outro ambiente, você pode experimentar todas as sensações como se realmente tivesse lá. Por exemplo, imagine-se deitado em uma praia. Visualize o céu todo azul, o cheiro do mar, o barulho das ondas e o frescor da brisa em sua pele. As mensagens que seu cérebro recebe conforme você visualiza o cenário ajuda a relaxar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário