27 de out. de 2010

Você sabe o seu tipo de sangue?


No Brasil, são poucas as pessoas que sabe qual é o seu tipo sanguíneo. Essa informação é, segundo os médicos, tão básica quanto à data de nascimento.

Existem vários tipos sanguíneos, formados por proteínas diferentes. Os tipos mais conhecidos popularmente são: A, B, O ou AB, ou ainda o fator RH+ ou RH-, a determinação do tipo sanguíneo ocorre por meio da combinação dos genes paterno e materno durante a fecundação (hereditariedade).

Conhecer o seu tipo sanguíneo poderá evitar um erro numa possível transfusão de sangue. Ao receber sangue diferente do seu, por meio de uma transfusão, ocorrerá a mistura de proteínas diferentes. O sangue sofrerá aglutinação e deixará de transportar os gases e nutrientes necessários, podendo até levar a morte. O tipo de sangue O é o doador universal. O tipo de sangue AB é o receptor universal. O tipo de sangue A doa para ele mesmo e o tipo de sangue B, também doa para ele mesmo.

De acordo com o médico, o tipo sanguíneo O é o mais antigo e o mais básico tipo de sangue sobrevivente da cadeia alimentar, com um forte e agressivo sistema imunológico. As pessoas de sangue tipo O têm memória genética de autoconfiança, auto-preservação, concentração, energia, força, intuição, ousadia, poder, resistência e otimismo. O sangue tipo O é carnívoro, pois os alimentos de origem animal aceleram o ritmo de seu metabolismo, aumentando a eficiência. A carne é o combustível e o organismo tem alto nível de acidez no estômago. Quem tem esse tipo de sangue perde peso pela restrição de consumo de couve de Bruxelas, couve-flor, feijões, folhas de mostarda, grãos etc. Esses alimentos interferem na eficiência da insulina, diminui o ritmo metabólico e inibe o hormônio tireoidiano.

Já os portadores do tipo A, foram os primeiros imigrantes, forçados pela necessidade de se deslocarem e adaptar-se a dietas e modos de vida mais agrários, por isso têm personalidade mais cooperativa. As pessoas com esse tipo sanguíneo tendem a ser cumpridoras da lei, disciplinados, honestos, inteligentes, sensíveis e terem autocontrole. Também são ansiosos, irritados e imperativos. São vegetarianos, com aparelho intestinal sensível. Têm dificuldades para digerir proteínas de origem animal, pois sua produção de suco gástrico é mais limitada. Os alimentos positivos para esse tipo de sangue são: bacalhau, sardinha, salmão, queijo de soja, tofu, acelga, alho, missô, aveia, soja, arroz etc.

Todos os dias, milhares de pessoas necessitam de sangue para transfusão. Se você fizer uma doação em um hospital, saberá o seu tipo de sangue e como está sua saúde.

Doar é um ato de amor e cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário