30 de nov. de 2010

Estilos Musicais




Conheça diferentes estilos musicais:

MPB

Um exemplo de ritmo nacional é amúsica popular brasileira (MPB), são músicas que, geralmente, falam de amor, vida, rompimentos; tudo para contar uma história em forma de música. Os mais famosos desse gênero tipicamente brasileiro são Maria Bethânia, Gal Costa e Chico Buarque de Holanda.

Pop
                                       
Um dos gêneros mais difundidos no mundo é o Pop. O Estilo Pop conquista adultos, jovens e crianças de qualquer idade ou cultura. Esse estilo surgiu nos anos 60 e tem como característica a mistura de ritmos melódicos e mais acelerados. O Pop é um dos melhores estilos para se ouvir e também dançar. Os destaques na atualidade do pop são Shakira, Back Street Boys e Britney Spears. Mas não é raro você ligar o rádio e ouvir um novo artista que segue esse estilo; o pop está por todo o canto.


Hip Hop

Outro ritmo mundialmente famoso é o hip hop, ele surgiu como grande febre nos meados dos anos 70. É um gênero tipicamente americano, mas se difundiu rapidamente no mundo inteiro já que mostra o cotidiano das classes menos favorecidas e as letras lembram os conflitos pessoais. Os grandes nomes desse gênero são Hip Hop Boss Ac e Da Weasel.

Rock and Roll

 Já o Rock and Roll é um dos estilos mais clássicos do mundo. Ele nasceu nos Estados unidos na década de 50 e tem como característica mais marcante o ritmo acelerado que favorece quem gosta de dançar. O primeiro a tocar esse estilo foi Elvis Presley e Os Beatles; os mais famosos do estilo Rock. Por ser mais antigo que os outros ritmos, é muito apreciado por pessoas mais velhas.
Dentro do Rock, há uma grande variação de estilos, como: Rock and Roll, Surf Music, Garage Rock, Folk Rock, Rock Psicodélico, Rock Progressivo, Glam Rock, Hard Rock, Avant-garde metal, Black Metal, Death Metal, Doom Metal, Folk Metal, Groove Metal, Power Metal, Progressive Metal, Speed Metal, Trash Metal, Gothic Metal, Aletrnative Metal, Glam Metal, Industrial Metal, Metalcore, Neo Classic Metal, Stoner Metal, Symphonic Metal, Arena Rock, Punk Rock, New Wave, Pós-punk, Rock Alternativo, Indie Rock etc.

Música Clássica

A música clássica, apesar de um pouco esquecida, é altamente apreciada por aqueles que gostam de boa música ou estudam algum tipo de instrumento musical, como o violino, flauta doce,  piano e outros. A música clássica é dividida em operas e grandes músicos como Chopin, Mozart, Strauss e Bach.


Reggae





 Outro ritmo muito apreciado pelos adolescentes é o reggae, ele é tipicamente jamaicano, mas já ganhou o mundo todo. Bob Marley é o grande nome desse estilo musical, que já ganhou outros cantores e atrai os jovens com seu ritmo diferenciado.

Música Eletrônica

Outro estilo muito em alta entre os jovens é a música eletrônica. Ela é geralmente feita por computadores e ter a mesma batida repetida várias vezes. É sucesso garantido entre os jovens, principalmente nas baladas.
As músicas destinadas aos pequeninos são as famosas cantigas de roda que recebem uma nova ‘roupagem’ dada por novos artistas que vão surgindo ao longo dos tempos, citar só um nome  aqui seria injusto,  porque  muitos fizeram jus ao sucesso obtido, outros nem tanto.


Sertaneja

 Foi em 1929 que surgiu a música sertaneja. Ela nasceu a partir de fragmentos de cantos tradicionais rurais do interior paulista, norte e oeste paranaenses, sul e triângulo mineiros, sudeste goiano e matogrossense. Na época destas gravações pioneiras, o gênero era conhecido como música caipira, cujas letras evocavam o modo de vida do homem do interior (muitas vezes em oposição à vida do homem da cidade), assim como a beleza bucólica e romântica da paisagem interiorana (atualmente, este tipo de composição é classificada como "música sertaneja de raiz", com as letras enfatizadas no cotidiano e na maneira de cantar). Depois houve aincorporação de novos estilos e duetos com intervalos variados. Gêneros (inicialmente a guarânia e a polca paraguaia e, mais tarde, o corrido e a ranchera mexicanos) e instrumentos (como o acordeom e a harpa). A temática vai tornando-se gradualmente mais amorosa, conservando, todavia, um caráter autobiográfico.

Um comentário: