25 de set. de 2010

Escolha a bebida certa

 A maioria dos acidentes de trânsito ocorrem no Brasil, são devidos ao consumo de álcool. O álcool é uma droga lícita, vendida sem controle nenhum do governo (na verdade, incentivam a venda) e causadores de danos ao organismo. Observe o exemplo de algumas bebidas alcoólicas e o teor de álcool presente nessas bebidas.


   Bebidas                                                        Teor de álcool
   Não-destiladas                                              (em °GL)

     Cerveja                                                         3 a 5
     Vinho                                                           até 12
     Champanhe                                                    11
     Sidra                                                             4 a 8

 Cuide da sua saúde, não coloque em risco a sua vida e a dos pedestres.

Xô, casca de laranja

A celulite é um fantasma real que persegue todas as mulheres. Por razões hormonais, excesso de peso, maus hábitos alimentares ou problemas circulatórios, ocorre, sob a pele, a retenção de líquidos entre as células de gordura, ocasionando principalmente nas regiões da barriga, pernas, culotes e nádegas um aspecto de casca de laranja, deixando a pele “furadinha”.
As mulheres são mais atingidas que os homens, isso ocorre por causa da variação hormonal mensal, pré-menstrual ou gravidez. A situação pode se agravar se a mulher utiliza anticoncepcionais sintéticos, como pílula.
Por se tratar de hormônio, o anticoncepcional faz a pele reter líquidos.

Algumas dicas saudáveis para evitar a celulite:

• Evitar salto acima de 10 cm
• Evitar roupas justas
• Usar cremes específicos
• Fazer exercícios aeróbicos
• Ingerir uma boa quantidade de fibras todos os dias (feijão, soja, verduras, legumes e frutas).
• Beber muita água

24 de set. de 2010

Faça o que te faz bem

Tem um ditado que diz: "Na dúvida, pare, pense e procure outros caminhos”. E parece ter muita sabedoria. Com o crescimento do corpo, o ser humano vê-se obrigado a tomar algumas atitudes como, por exemplo, ter opinião a respeito de certos assuntos, usar um estilo de roupa, ouvir certas musicas, ou seja, fazer coisas que os adultos fazem, e que inclui a relação sexual.
Nas conversas de grupo sempre surgem comentários como: eu já fiz, e você? Daí você “tem” de opinar. Muitas vezes para continuar fazendo parte do grupo, alguns adolescentes tomam certas atitudes para agradar os colegas e, assim, continuar fazendo parte da turma.
Diante qualquer duvida sobre o que fazer em relação ao sexo, drogas e/ou assuntos polêmicos, pare e pense.
Lembre-se você é único e especial, merece respeito e atenção. Para tomar certas decisões, há necessidade de maturidade e vivência. Toda ação terá uma reação e, se você escolher, com certeza escolherá bons frutos.
Cuide-se, porque você merece sempre o melhor!

22 de set. de 2010

Preconceito Linguístico

 A palavra 'preconceito' vem da junção, pré = prévio + conceito, o que significa conceito prévio, anterior ao conhecimento de algo.
 Um grande número de pessoas, criam preconceitos contra outras pessoas, baseando-se no sotaque e na maneira de pronunciar as letras.
 As diferenças regionais no Brasil são grandes, e o que muita gente não sabe é que não são "erradas", mas sim, variantes linguísticos.
 Por exemplo: a letra 'e' na palavra beber é pronunciada, na primeira sílaba, com o som aberto 'é', pelas pessoas nascidas na região Nordeste, e com o som fechado 'ê', principalmente pelas pessoas nascidas na região Sudeste/Sul.
 Nos dicionários, ao contrário que muitos pensam, encontramos a descrição das formas faladas no Nordeste.
 Mas será que alguém pode ser julgado pela maneira de pronunciar as palavras?

Preconceito linguístico é o deboche, a sátira, ou a não-tolerancia em relação ao modo de falar das pessoas.

O português que aprendemos na escola, é chamado português padrão, cujas regras de composição são definidas pela gramática. Mas o fato é que a língua falada é muito mais viva e flexível do que as regras escritas em livros. Portanto, língua falada e língua escrita são coisas totalmente diferentes.

Interessante: Quando Rui Barbosa, (Salvador, 5/11/1849 - Petrópolis 01/03/1923), foi convidado a discursar em uma conferência internacional, disse, com uma voz preciosa ao microfone: "Senhores, devo falar em inglês mesmo, em português, ou a minha língua?" Talvez, por curiosidade ou falta de credibilidade da comissão palestrante, responderam que Rui Barbosa poderia ficar à vontade e falar em sua própria língua.
 Rui Barbosa, elegante e soberbo em sua propriedade, diz todo seu discurso em Tupi-Guaraní.
Ficou a lição: jamais teremos uma língua exatamente oficial, nossa história é única.

Contando na chuva

Imagine o número 1 seguidos de cem zeros. Como se chamaria esse número gigantesco?

A resposta é gugol. Só para ter uma ideia, se fossem contar todas as gotas de uma tempestade não seria o suficiente para chegar a um gugol.

Embora seja enorme, trata-se de um número finito. É muito usado em medições astronômicas.



21 de set. de 2010

Chocolate vicia


Quem come pelo menos uma barra de chocolate por dia pode ser considerado um viciado. De acordo com pesquisadores finlandeses, os chocólatras podem ser comparados aos viciados em álcool e drogas. Eles apresentam os mesmos tipos de sintomas diante ao objeto desejado, como ansiedade, culpa e frustração. Os finlandeses ainda não conseguiram explicar o que desencadeia essa dependência.

O prazer do chocolate é insubstituível. A gente não substitui o prazer do chocolate por uma goiabada, gelatina, por uma fruta, isso possivelmente, vinculado a essa propriedade da serotonina. Principalmente, quando a gente estiver vivendo fase de carência ou solidão, é aí que a gente pode se tornar um viciado em chocolate.

Muitas substâncias do chocolate levam o organismo a criar dependência com o produto. Entre elas estão as xanteínas, que são responsáveis pelo surgimento da sensação de bem-estar, relaxamento e atividade, logo depois, da ingestão de um bom pedaço de chocolate.

Ele é rico em carboidratos e gorduras, que ativam a produção de serotonina e endorfina, substâncias que produzem uma sensação de prazer e euforia. Um pequeno problema é que essa sensação passa, e logo o organismo pede mais chocolate para de novo sentir as mesmas sensações. É aí que o vício se estabelece. Modere seu apetite por chocolates, tenha cuidados com sua forma.

Pode rir à vontade





O ser humano é o único animal que ri. Ele começa logo cedo, quando o bebê tem seus 2 ou 3 meses de vida. O sorriso é a primeira manifestação emocional da criança, que se alegra ao reconhecer o rosto da mãe, do pai e de todos que o rodeiam.
 Os cientistas acreditam que as estruturas frontais do cerébro, mais sofisticadas, estejam associado ao riso. Durante a risada, ocorre liberção de serotonina, um dos neutransmissores responsáveis pela a sensação de bem-estar. Por isso, só os movimentos musculares do sorriso já são capazes de melhorar um pouco o humor, ativando os centros cerebrais que vão liberar serotonina. O riso é tão eficaz para o bem estar físico e mental, como os exercícios. Cientistas atribuem os benefícios pela habilidade de combater as características físicas e emocionais do estresse que inibe a defesa imunológica do corpo.
  Vale apena rir, até olhar para si mesmo no espelho e esboçar um sorriso. A propósito, qual foi a última vez que você deu uma boa risada, hein?

20 de set. de 2010

Limpeza de pele


Nossa pele exige um cuidado especial, principalmente com o rosto. Quem nunca sofreu com espinhas, cravos e oleosidade? Para isso cuidados básicos evitam problemas e deixam e pele em dia: macia e sem irritação. É aconselhável lavar o rosto diariamente, com produtos especializados para o rosto e que se adequa a sua pele. A grande sacada na hora de fazer a barba é esfoliar a pele, a esfoliação semanal evita o encravamento dos pêlos, promove uma renovação celular, controla a oleosidade e ajuda a previnir cravos e espinhas. Para isso não é preciso muito esforço e nem gastar muito dinheiro, você faz em casa e em pouco tempo. Vamos dar duas receitas que podem ser muito úteis e eficazes para ajudá-los a ter uma pele perfeita. Ficar com o auto-estima lá em cima é indispensável para qualquer ser humano, em especial aqueles que se preocupam com a aparência e acham que saúde está associada com estética, manter certos hábitos para a sua pele como: lavar o rosto antes de dormir, deixar a pele sempre limpa, pode ajudar em série de fatores no futuro.

ESFOLIANTE DE AÇÚCAR:
Para fazer o esfoliante, misture uma colher de sopa de açúcar cristal com uma de mel. Em seguida passe no rosto com movimentos circulares leves e retire com bastante água em seguida. Esse esfoliante de açúcar e mel é ideal para peles com muitos cravos, mas não é recomendável para peles sensíveis - pode ocasionar vermelhidão - ou muito oleosas.

ESFOLIANTE DE AVEIA:
Misture duas colheres de sopa de aveia em flocos com duas de mel. Passe em todo o rosto e faça movimentos circulares. Em seguida, retire o esfoliante com água. O esfoliante de aveia é mais suave e, por isso, indicado para peles mais sensíveis. Além disso, a aveia promove a nutrição da pele.

RECOMENDAÇÕES:

- Faça a esfoliação uma vez por semana com movimentos circulares leves.
- Lave o rosto com sabonete, tônico e use hidratante com filtro solar diariamente, isso evita o ressecamento da pele e facilita o barbear.

Depressão

Para saber se você tem depressão, uma auto-análise ajuda em um pré-diagnóstico. Sempre temos momentos de auto-estima baixo e elevado, isso é normal. Temos que verificar se nosso auto-estima baixo é contínuo, se afeta, de alguma forma, a nossa vida no dia-a-dia.

Existem momentos de tristeza, onde precisamos de alguém para compartilhar nossos problemas, dando-nos atenção. Muitas vezes, as pessoas guardam sentimentos ruins, dentro delas mesmas, isso pode ser perigoso. Se esses momentos de tristezas continuarem com mais frequência, que atrapalham nossa vida, sem motivo aparente, não é perda de tempo procurar um médico.

A depressão não poupa ninguém, atingindo homens, mulheres e crianças. Esta doença também não faz exclusões sociais. Por isso, qualquer pessoa corre o risco de ter uma depressão. A doença insere-se no grupo das doenças de perturbações de humor e deve ser encarada como uma patologia de longa duração. Por isso podem surgir algumas recaídas. No entanto, é uma doença curável. Basta identificá-la, compreendê-la e curá-la. Sem medo, nem sentimentos de vergonha.

Sintomas da depressão:

Sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal, como dores e enjôos.

Perda de energia ou interesse
Humor deprimido
Dificuldade de concentração
Alterações do apetite e sono
Lentificação das atividades físicas e mentais
Sentimento de pesar e fracasso

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, dores na cabeça. constipação, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora, são comuns, o que cria a falsa impressão de que está melhorando sozinho quando durante alguns dias, o paciente sente-se bem.

Além desses, outros sintomas referentes a temperamento e comportamento, do tipo:

Pessimismo
Dificuldade de tomar decisões
Dificuldade para começar suas tarefas
Irritabilidade ou impaciência
Inquietação
Achar que não vale a pena viver, vontade de morrer
Chorar à-toa
Dificuldade para chorar
Sensação que não vai melhorar, perda de esperança
Dificuldade para terminar algo que começou
Sentimento de pena de si mesmo
Persistência de sentimentos negativos
Queixas frequentes
Sentimentos de culpa sem justificativa
Boca ressecada, constipação, alterações de peso exagerado, insônia, perda do desejo sexual.

Afirmamos que o deprimido sente-se triste a maior parte do dia, quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado, pelo contrário, movimenta-se mais lentamente que o habitual.

Apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio.

Causas da depressão:

Fatores sociais, como o empobrecimento ou a solidão, a diminuição do humor, frequentemente manifestada após o parto ou a perda de um ente querido. A depressão pode surgir, ainda, de forma espontânea, sem qualquer acontecimento associado. Também pode surgir devido a problemas ocupacionais, como o excesso ou a falta de trabalho, dificuldades econômicas, questões familiares ou problemas de saúde, entre vários fatores, podem desencadear estados depressivos.

Pré-diagnóstico da depressão:

Depende da intensidade e da duração dos sintomas. Por isso, as pessoas que suspeitam que estão deprimidas, devem consultar um médico. Sentir-se permanentemente infeliz, vazio e chorar com frequência, não se entusiasmar, comer mais ou menos que o habitual, dormir menos ou mais que o costume, sentir apatia, pensar que é inútil ou sentir-se desesperado, perder eficiência e produtividade, perder memória, pensar no suicídio, entre outros.

Tratamento da depressão:

Existem diversas modalidades de tratamento. Os especialistas têm formas próprias de identificar o grau da doença, dependendo disso, vão estabelecer o tratamento, via medicação oral e terapia. Curar sozinho a depressão não é possível, mas existem algumas atividades e atitudes que podem ajudar na recuperação. A pessoa deprimida deve procurar atividades que a entusiasmem, na rua e em casa, sozinha ou acompanhada, valorizando momentos e situações, bem como pessoas.

- Procure pensar em estar bem com você mesmo, tire dentro de si a força para recuperação, evite pensar nos problemas, não viva o problema. Se não existisse o problema, a vida seria sem graça, enfrentê-o. Não adie o que se pode fazer hoje. Diálogo ajuda na cura da depressão (psicoterapia). É necessário coragem e disposição.